sábado, 27 de setembro de 2008

Patches para um desenvolvedor Windows

Como programador Delphi tive que converter essa semana um componente do Delphi 7 para o Delphi 2007. O problema maior foi que a empresa responsável pelo componente deixou de existir e de dar suporte ao componente, cuja última versão foi para o Delphi 7. Menos mal que tínhamos os fontes do componente.

Minha tentativa inicial foi tentar compilar direto no Delphi 2007, e como esperado não funcionou. Parti para pesquisar na web e depois de muita procura consegui achar, num forum, um post com uma lista de alterações que deveriam ser feitas para compilar os fontes no Delphi 2007.

O problema era a forma como essa lista de alterações era colocada, uma lista de units com as linhas que foram alteradas, o que me obrigou a fazer todas as alterações manualmente. E como eram muitas alterações e deveriam ser feitas com extremo cuidado, o processo acabou sendo muito trabalhoso e demorado.

No final, consegui compilar e instalar os componentes no Delphi 2007 e pedi ã outra pessoa para testá-los nesse final de semana. Mas o trabalho que me deu todo esse processo manual me fez lembrar dos arquivos de patch que são usados em projetos open source, geralmente no mundo Linux, e como tudo teria sido bem mais fácil se o autor do artigo tivesse disponibilizado um patch com as alterações efetuadas nos fontes, que eu poderia aplicar automaticamente aos meus fontes para obter o mesmo resultado de uma forma muito mais rápida e segura!

Infelizmente, nós programadores Delphi e Windows não temos os mesmos hábitos e cultura dos desenvolvedores de projetos open-source no Linux, onde o uso de patches é muito mais comum e difundido.

Links:

Nenhum comentário: